Restaurante Picolino

Dia Mundial da Saúde: Picolino investe na saudável culinária Mediterrânea

IMG_3941No domingo, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como tema, em 2013, o combate à hipertensão e às doenças cardiovasculares. Entre as tantas recomendações para a manutenção do coração saudável, está a boa alimentação. A culinária Mediterrânea, praticada pelo Restaurante Picolino em Cabo Frio, é um dos bons exemplos de como manter a saúde em dia comendo de forma prazerosa.

Os itens que fazem parte desta culinária são o azeite de oliva, o trigo, as verduras e legumes, além do peixe e frutos do mar. O consumo do azeite, por exemplo, normaliza a taxa de colesterol no sangue e, em função disso, reduz o risco de doenças cardiovasculares devido à redução de gordura nas cavidades arteriais.

O tomate é outro rico elemento da culinária Mediterrânea. Considerado um alimento “Classe A”, assim como o alho e a cebola, possui valor calórico baixíssimo (cerca de 5%) e é benéfico para prevenir o câncer devido às concentrações de licopeno em sua composição, que é liberado quando cozido. Além desses benefícios, uma refeição da cozinha Mediterrânea pode conter apenas 8% de gordura.

Vale a pena destacar também a ligação da gastronomia Mediterrânea com o vinho tinto que, consumido de forma moderada – uma taça ao dia é o indicado -, traz benefícios ao coração por conter substâncias que ajudam a reduzir o colesterol.

Origem da cozinha Mediterrânea – A origem desta culinária é disputada pelos países europeus e pelo Norte da África. Até hoje, entretanto, quem mantém a culinária intacta, desde seus primórdios, é a Costa do Cilento, Sul da Itália. Foi lá que, na década de 1950, o médico americano Ancel Keys associou a alimentação à baixa incidência de doenças cardiovasculares.

Saiba mais sobre os pratos do Picolino no Facebook: https://www.facebook.com/restaurantepicolino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.