Restaurante Picolino

Festival Sabores de Cabo Frio

Pinterest

Picolino aposta na culinária caiçara em prato elaborado para o Festival Sabores

Cabo Frio 15/07/2017 - Festival de Sabores de Cabo Frio. Foto: Adriana Lorete

Cabo Frio 15/07/2017 – Festival de Sabores de Cabo Frio. Foto: Adriana Lorete

Badejo Caiçara com Caldinho de Camarão valoriza ingredientes regionais unindo técnica e tradição

Gastronomia e cultura estão intimamente ligadas. Afinal, saborear um alimento típico é uma das formais mais profundas de se conhecer um lugar. Para representar o Restaurante Picolinona 3ª edição do Festival Sabores de Cabo Frio, a chef Denise Linhares uniu ingredientes que remontam aos primórdios da relação entre os índios nativos e os colonizadores portugueses. Saiu, assim, o Badejo Caiçara com Caldinho de Camarão, um prato que valoriza a identidade do povo local.

No prato, o badejo, peixe abundante no litoral da região de carne clara e sabor altamente apreciado, é grelhado com manteiga de urucum, ingrediente indígena que traz o elemento caiçara, sobre um purê de cará, raiz também tradicional na cultura indígena, muito nutritiva e amplamente apreciada ainda nos dias de hoje – o purê é feito com manteiga de garrafa e queijo coalho. O complemento vem em uma crosta de banana frita por cima – a mistura de peixe com banana é mais um elemento típico da culinária caiçara. O caldinho de camarão, feito por horas com especiarias selecionadas, é servido à parte.

“Este é um prato que honra a cultura e a gastronomia da nossa região, valorizando os sabores regionais e representando a identidade do povo local. Ficamos muito felizes com o resultado e tenho certeza que o prato será bastante apreciado”, afirma a chef Denise Linhares.

O Festival Sabores de Cabo Frio começa no dia 1º de setembro e vai até o dia 1º de outubro. O evento deve movimentar os restaurantes e o setor hoteleiro. A expectativa do presidente do Sindicato dos Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Similares, Carlos Cunha, é de ocupação de 70% na rede hoteleira. A presidente do Cabo Frio Convention & Vistors Bureau, Maria Inês Oliveiros, acredita que o movimento nos restaurantes que integram o circuito gastronômico deve registrar um aumento no movimento acima dos 50%.

A grande novidade em 2017 é um concurso que irá eleger as melhores receitas do evento. Um corpo de jurados, composto por críticos, jornalistas e empresários, irá escolher os ganhadores nas categorias: Melhor Entrada, Melhor Prato Principal e Melhor Sobremesa. As receitas foram criadas para o festival e as sugestões estarão disponíveis também na versão Petit para degustação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.