Restaurante Picolino

Cabo Frio

Pinterest

Fotos- 009
“Cabo Frio minha terra amada. Tú és dotada de belezas mil”, assim começa o hino da cidade, frases que exemplificam bem todas as maravilhas de um dos principais pólos turísticos do Brasil. Cabo Frio, cidade conhecida pelas praias exuberantes de águas transparentes e areia branca, oferece ao visitante um verdadeiro espetáculo da natureza.

Conheça as belezas naturais da cidade:

Praia do Forte

A praia mais famosa da cidade, o cartão postal mais desejado pelos visitantes. Com uma extensão de aproximadamente 7,5 km de extensão, de águas cristalinas e areias brancas, abriga também uma grande variedade de quiosques e um serviço hospitaleiro pronto a receber os turistas dos mais variados lugares desse mundo.

Além de ser um lugar ideal para os amantes do mar, a praia possui também uma Orla para os namorados, com bancos namoradeiras, paisagismo, arborização e uma rosa-dos-ventos, espécie de mecanismo que possibilita a orientação através dos pontos cardeais, sendo também uma homenagem à tradição cabofriense de definir o clima através dos ventos que sopram no litoral. A orla possui ainda três rampas de acesso à areia. É uma praia com infraestrutura para deixar você ainda mais apaixonado pela nossa cidade.

Praia Brava

Praia Brava, conhecida também como a praia dos surfistas. Lugar favorito para os amantes do surf e bodyboarders devido a sua principal característica de águas agitadas. Para se chegar à praia, apenas duas opções:  barco ou o percurso a  pé, por meio de trilhas. Com uma extensão de 400 metros, em seu lado direito, possui uma área reservada para a prática do nudismo.

Praia das Conchas

Uma das praias favoritas dos turistas e da própria população. A praia tem o formato de uma concha, por isso, o seu nome. Além de águas límpidas, possui também uma orla com diversos quiosques e restaurantes que têm como especialidade frutos do mar, prato típico da região. Com uma extensão de 600 metros, a praia fica localizada no bairro Peró, a cerca de 7 km do centro da cidade.

Praia do Peró

Com 7 km de extensão, a Praia do Peró é considerada um paraíso por muitos. Grande parte de sua orla é cercada pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil com suas dunas de areias brancas e uma típica vegetação rasteira. Na praia temos quiosques rústicos e uma natureza única para quem gosta de sossego e tranquilidade.

Ilha do japonês

É a principal Ilha da cidade, conhecida por ser  um lugar tranquilo, com mar calmo para o banho. Além de ser uma ilha que inspira o romantismo, é conhecida também por proporcionar aos turistas trilhas e caminhadas, além de deliciosos aperitivos de frutos do mar, como o quibe de peixe.

PONTOS TURÍSTICOS:

Mais do que praia e sol, Cabo Frio guarda tesouros históricos e culturais que se integram à beleza natural da região. Por ser uma cidade colonizada logo após o descobrimento do Brasil, a cidade possui monumentos históricos que fazem parte de um passado e do presente que é difícil não encantar com a arquitetura e a história que foi preservada.

A cidade de Cabo Frio atende a todos os gostos. Aproveite a oportunidade de passear nos pontos turísticos, conhecer um pouco mais da nossa história, além, claro, de apreciar lugares encantadores. Bom passeio!

Morro da Guia

No centro da cidade de Cabo Frio existe um mirante chamado Morro da Guia. Nele, podemos ter uma belíssima vista de toda cidade, incluindo o centro e bairros vizinhos, além de uma vista perfeita do Canal Itajuru. Além disso, está a capela Nossa Senhora da Guia, que foi construída no ano de 1740 pela Câmara Municipal em homenagem a Sagrada Família, da Ordem Franciscana. Mais do que um ponto turístico, o Morro da Guia, juntamente com sua capela, formam um conjunto arquitetônico religioso de grande riqueza como também um conjunto patrimonial para a cidade. Vale ressaltar que o acesso é apenas por caminhada.

 Forte São MateusForte São Mateus

Poucas são as praias que além de uma exuberante  beleza natural pode contar ainda com um ponto turístico recheado de histórias. Essa é a mistura da Praia do Forte com seu espetacular Forte São Matheus na extremidade esquerda de sua extensão. O Forte foi construído entre os anos de  1616 e 1620 pelos portugueses com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses ávidos pela imensa quantidade de Pau-Brasil que havia na região.  O visitante encontra ainda canhões que fizeram parte do cenário daquela época, todos voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender o município de novos ataques. O Forte fica aberto à visitação durante o dia, com fácil acesso. É um bom mergulho na história e permite uma bela vista de toda extensão das praias do Forte, Dunas e Foguete. Vale a pena visitar. Entrada gratuita, diariamente das 8h às 18h.

Dormitório das Garças

Preservar o meio ambiente também é uma preocupação constante da cidade de Cabo Frio. Para isso, foi criado o Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, inaugurado no Dia  Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2007. O objetivo do parque é preservar as espécies de garça e mangue existentes na região. Em um local encantador, com a presença de diversas garças, encontramos o equilíbrio perfeito do meio ambiente. O Dormitório das Garças fica localizado às margens da Avenida Wilson Mendes, bairro Porto do Carro. A entrada é gratuita, diariamente das 8h às 17h

Charitas

Em meio ao centro da cidade, lugar de grande movimentação decorrente do cotidiano da população, encontra-se uma charmosa casa de Cultura, conhecida como Charitas, que abriga a exposição do artista plástico que viveu muitos anos na cidade, José Dome. Construída no ano de 1837, foi fundada como orfanato naqueles tempos e, em seguida, abrigo na Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a casa é voltada para a cultura da cidade promovendo constantemente seminários, oficinas, palestras, exposições entre tantas outras manifestações culturais. A Casa Charitas fica na Avenida Assunção, no Centro da cidade, e está aberto à visitação de segunda a sexta, das 14h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 14h às 20h.

Convento Nossa Senhora dos Anjos

A arquitetura colonial também se faz presente em um dos pontos turísticos da cidade de Cabo Frio. O Convento Nossa Senhora dos Anjos foi inaugurado no ano de 1686. Atualmente, o espaço abriga além de cemitério, celas, igreja, sacristia, claustro e pátios internos, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional – MART, com imagens barrocas do século XVI e XVII. O Convento é um Patrimônio Histórico tombado pelo Iphan em 1957. As visitas são guiadas. O convento fica localizado no Largo de Santo Antônio, s/n, Centro. Telefone: (22) 2643-6898. O funcionamento acontece de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos sábados e domingos, das 14h às 18h.

Largo da Passagem

Esse é um lugar da cidade que inspira todo o romantismo. O Largo da Passagem tem um cenário encantador, com um conjunto de atrativos em um mesmo bairro com características da época da fundação da cidade como o Largo de São Benedito que hoje abriga alguns restaurantes refinados, como também a Igreja de São Benedito que é considerada um primor de arquitetura religiosa colonial. Recentemente, a orla da Passagem foi reurbanizado e recebeu novo calçamento de granito, nova iluminação, rampa para embarcações, além da reforma dos dois decks existentes e da construção de mais dois, deixando o bairro ainda mais encantador. Este ponto turístico deve ser visitado tanto pela  manhã, quanto à noite, permitindo que o visitante conheça todo o charme em seus turnos.

Shopping da Gamboa 4

Rua dos Biquínis – Shopping da Gamboa

Impossível vir a Cabo Frio e não passar na Rua dos Biquínis, que fica no bairro Gamboa. Em apenas um calçadão, são aglomeradas mais de cem lojas de moda praia e ginástica assim como acessórios em geral. A Rua dos Biquínis é famosa na cidade e conhecida também internacionalmente como a maior rede de moda praia da América Latina. Para chegar à Rua dos Biquínis, que fica do outro lado do Canal do Itajuru, é preciso atravessar a Ponte Feliciano Sodré e virar à direita. Do centro da cidade é possível ir á pé. Outra opção é pegar no Canal Itajuru uma barca gratuita. O horário de funcionamento é a partir das 9h e na alta temporada as lojas não fecham antes da meia-noite.

Igreja Nossa Senhora da Assunção

Localizada na Praça Porto Rocha, no centro da cidade, a Igreja Nossa Senhora da Assunção foi construída em 1996 e apresenta em seu interior ricas obras que retratam os quatro evangelistas e também a imagem esculpida em madeira da Nossa Senhora da Assunção.É a igreja mais tradicional da cidade e possui uma grande beleza interior. Vale a pena conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.