Restaurante Picolino

A História

Pinterest

Restaurante Picolino

O Restaurante Picolino foi inaugurado no dia 3 de setembro de 1975. Em um casarão histórico, com paredes de pedra, óleo de baleia e cal, a casa teve início com apenas um andar. Já era, desde aquela época, um dos restaurantes mais aconchegantes de Cabo Frio.

O Picolino foi fundado por Risoleta de Souza Leão, após retornar dos Estados Unidos. Dona Risoleta era detentora de 75% das cotas do restaurante, sendo os 25% restantes pertencentes ao seu marido, Jorge.

Desde sua fundação, o Restaurante Picolino se destacou em Cabo Frio pela cozinha diversificada, mas principalmente pelos pratos à base de frutos do mar. Por seus salões, já passaram nomes da política, como Ulysses Guimarães, e do meio artístico, como Mário Lago, fã do prato Linguado com Purê de Maçã.

Em 2008, o Picolino mudou de direção. Sob o comando da Chef Denise Linhares, uma das atuais sócias do restaurante, a casa ganhou uma reforma especial. Hoje possui dois andares, e diferentes ambientes, divididos entre bar, adega, salão do térreo, salão na parte superior, área reservada e varandas. A adega é um destaque à parte. Possui mais de 1200 títulos de vinhos de diversos lugares do mundo. Na varanda, ideal para um fim de tarde, pode-se ver uma linda vista do Canal do Itajuru e da Orla Scliar.

Restaurante Picolino
A estrutura do casarão histórico foi mantida, com destaque para um corte na estrutura de pedras, uma espécie de vitrine, da parede original. O cardápio tradicional e querido por tantos cabo-frienses e visitantes de Cabo Frio, passou por pequenas mudanças, mas manteve pratos tradicionais. Alguns deles receberam um toque brasileiríssimo, com sotaque maranhense, da Chef Denise Linhares.

O Picolino é assim. Quem conhece elogia o atendimento, a sofisticação aliada à simplicidade, o aconchego do lugar e a privacidade dada aos seus clientes muito bem ambientados em uma casa histórica, cheia de detalhes de decoração, repleta de aromas e sabores. Quem ainda não conhece, deveria conhecer pela vista privilegiada, pela história da casa e pelos mesmos motivos já citados por quem não para de frequentá-la.

Você Sabia?

O logotipo do Restaurante Picolino foi criado no fim da década de 70 pelo famoso cartunista brasileiro Jaguar. Um dos fundadores de O Pasquim, Jaguar esteve em Cabo Frio e, após uma refeição animada no Picolino, fez o desenho original da marca que era composta por uma baleia, atrás de um mergulhador, que por sua vez perseguia uma sereia, que ia atrás do famoso peixinho apaixonado, com coraçõezinhos em seu entorno. Atualmente, após modificações e seguindo a tendência do design em busca de simplicidade, o peixinho desenhado por Jaguar é a marca oficial, e registrada, de um de nossos mais tradicionais restaurantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.