Restaurante Picolino

A Chef

Pinterest

Chef Denise LinharesDenise Linhares nasceu no Maranhão, terra e região que inspiram pelos sabores, pelo perfume, enfim, pela riqueza culinária. O lugar onde nasceu, como ela mesma diz, “cheio de influências indígenas, portuguesa e francesa, e ingredientes únicos” hoje tem grande importância para a Chef do Picolino, casa no qual comanda a cozinha.

Primogênita de quatro filhos, Denise diz que a mãe foi uma de suas inspiradoras e, é claro, maiores incentivadoras. Exímia cozinheira, das que chamamos “de mão cheia”, foi a mãe que a salvou em um dos momentos mais difíceis de sua vida como empresária. O ocorrido foi às vésperas do Réveillon, em um evento no qual 80 pessoas aguardavam pela ceia de fim de ano. A cozinheira à deixou na mão, mas a mãe salvou o jantar que se transformou em sucesso!

A partir daí, decidiu aprender a arte da culinária de forma profissional. Em janeiro de 2002 se matriculou no Senac e fez o primeiro curso de gastronomia. Também 2002, resolveu unir o paladar dos melhores ingredientes à tradição do bom vinho. O marido, Bené, um estudioso da enologia, deu o apoio para o aprendizado das harmonizações. O estudo rendeu bons frutos à Chef Denise que possui no Picolino uma adega com mais de 1200 garrafas dos mais diferentes vinhos.

Chef Denise Linhares

Sobre a função de chefiar uma cozinha tão tradicional, com mais de 30 anos de existência, ambiente comumente dominado pelos homens, ela afirma:

 “Minha equipe é formada 90% por homens e o meu desafio é esse concílio entre eles. Outro desafio é continuar um trabalho de excelência e qualidade que o Picolino tem desde 1975”.

Sobre o prato predileto da Chef que se baseia na culinária saudável do Mediterrâneo, que recria pratos tradicionais através da inclusão do que há de mais genuíno na culinária brasileira, ela afirma com simplicidade: “Meu prato predileto é sempre o último que fizemos”, se diverte, lembrando que não faz laboratórios e se inspira nas viagens que faz e nos inesgotáveis ingredientes brasileiros.

 

Um comentário para “A Chef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.